Vereador Fabrício Missena cria Programa Empresa Amiga do Esporte e Lazer em Tanabi

O vereador Fabrício Missena (PP) propôs e a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 054/2017 que cria o Programa Empresa Amiga do Esporte e do Lazer, com o propósito de estimular empresários e comerciantes a contribuírem com o esporte e o lazer dos tanabienses.

Segundo Missena, os interessados podem doar materiais esportivos, realizar obras e manutenções em equipamentos esportivos públicos, ampliar e reformar áreas destinadas à prática de atividades físicas ou promoverem ações que fomentam o esporte.

“As empresas e comércios firmarão um termo de parceria com o Poder Executivo, através da Secretaria de Esportes, que expedirá o título de amiga do esporte de Tanabi”, comentou Fabrício.

Também consta no PL que empresas cooperantes do programa possam explorar publicitariamente a sua participação. O poder público não terá ônus de nenhuma natureza e não concederá quaisquer prerrogativas às empresas participantes.

“Na realidade é uma parceria público/privado, onde o colaborador das atividades pode usar como publicidade da sua empresa, uma vez que o mesmo colabora com o dinheiro público que seria gasto naquele local ou evento. Nada mais justo divulgar isso de forma positiva”, disse Missena.

Para o vereador o esporte é uma ferramenta importante na formação psicossocial do cidadão. Sua prática regular, além de proporcionar uma vida mais saudável, é peça fundamental ao processo de inclusão social que contribui para a formação social do munícipe.

Estudos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) comprovam que o esporte serve também para a aquisição de valores necessários para a coesão social e mundial. Além disso, a prática regular de exercícios físicos é acompanhada de benefícios que manifestam em todos os aspectos dos organismos.

A atividade física auxilia na melhora da força e do tônus muscular, além de fortalecer os ossos e as articulações e proporcionar perda de peso, porcentagem de gordura corporal, redução de pressão arterial, melhora diabetes, diminui o colesterol total e aumenta o bom colesterol. “O esporte estimula e dá manutenção da abstinência de drogas e aumenta a nossa autoestima, além de muitos outros benéficos já comprovados cientificamente”, disse Missena.

A justificativa do projeto de Fabrício defende que as empresas podem se engajar nas campanhas, promovendo benefícios diretos aos esportistas, tratando de uma participação conjunta que contribui, não só com a melhoria da qualidade de vida, como também incentiva a formação de novos talentos que, futuramente podem se tornar atletas de renome nacional e internacional.

O PL foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo para ser sancionado pelo prefeito.