Universitários lutam por mais repasse no transporte e procuram vereadores em Tanabi

Os estudantes universitários de Tanabi lutam por mais subvenção no repasse de combustíveis as entidades para o exercício 2018.
O projeto enviado a Câmara Municipal, segundo os estudantes, não atende as exigências. Prova disso foi que no ano passado muitos desistiram de suas faculdades ou cursos técnicos por impossibilidade de pagar a mensalidade do transporte.
Os universitários exigem o transporte 100% gratuito, como era da administração passada, mas o Poder Executivo refuta. “No governo passado o transporte era gratuito e tem como o prefeito ajudar. Ele prometeu no ano passado que este ano melhoraria e que podíamos confiar na sua palavra, mas o projeto que está na Câmara é igual o do ano passado. Não mudou nada e está cada vez mais difícil continuarmos”, disse uma das alunas.
Segundo os universitários, outra exigência seria a retirada do “até” no projeto, já que com esta palavra o governo municipal abaixa o valor do repasse quando achar necessário. “Outra coisa prometida pelo prefeito e que também não está se cumprindo. No ano passado houve queda nos repasses e as associações são responsáveis pelas contratações e tivemos que arcar com fechamento positivo do contrato findado ano a ano com os motoristas”, frisaram.
O presidente da Câmara Marcos Paulo Mazza (DEM) explicou aos presentes que o vereador não tem o poder de alterar valores em contratos. “Isso é prerrogativa do prefeito. Também acredito que dê para subsidiar todo o transporte como era feito no passado, mas não temos como mudar, infelizmente. Aconselho as partes interessadas a sentar com o prefeito e chegar num denominador que fique bom para ambas as partes”, disse Marcos Paulo se compromissando em nome dos vereadores em aprovar o projeto.
“Caso não dê acordo entre as partes, podemos trabalhar de outra forma, mas por via judicial que, além de ser moroso, fará com que os universitários paguem por todo transporte. Ano passado conseguimos um avanço em 10% acima do valor enviado, este ano ainda não sabemos o que o prefeito pode determinar, mas friso que jamais vamos prejudicar os alunos e sim somarmos as forças e buscarmos o melhor para todos”, finalizou o presidente da Câmara.
Os representes das entidades universitárias se reunirão com o prefeito e posteriormente procuraram pela Câmara para a aprovação ou não do projeto enviado a Casa Legislativa.