Câmara envia representantes para conhecerem a Atividade Delegada em Votuporanga

Na quarta-feira, 13, os vereadores Tenente Osmar Canela (PP), atual presidente do CONSEG (Conselho de Segurança) e Rodrigo Bechara (PODE), acompanhados do comandante da Polícia Militar de Tanabi Tenente Leandro Mendes, visitaram o comando de policiamento ostensivo de Votuporanga.
A ida dos representantes de Tanabi teve o objetivo de conhecer como funciona o projeto da Atividade Delegada, implantado naquele município e observar de perto os resultados satisfatórios.
A Atividade Delegada foi implantada em São Paulo, Capital, e hoje já existe em vários municípios do Estado de São Paulo, trata-se um convênio entre o estado e o município no combate à criminalidade. “Em Tanabi já possuímos a lei e o convênio aprovados pela Câmara, basta colocar em prática”, disse o Tenente Osmar.
A participação do policial neste projeto é espontânea, desde que cumpra a função até 96 horas no mês. Para os policiais, a atividade é uma oportunidade para complementar a renda, já que são remunerados pelas prefeituras pelo serviço prestado. Os policiais que participam da Atividade Delegada cumprem escalas feitas pela própria PM, ou seja, os profissionais usam fardas, viaturas, armas e coletes de proteção da corporação e estão completamente protegidos diante de qualquer situação de risco, inclusive com seguro e assistência médica.
Durante a visita o Subtenente Alexandre explanou a respeito do funcionamento do projeto em Votuporanga que hoje tem aproximadamente 80 mil habitantes. Segundo o subtenente, são empregados na Atividade Delegada cerca de 10 policiais durante a semana atuando na área comercial, no trânsito, nos pontos de ônibus, praças, nas escolas e quando necessários dão apoio ao policiamento ostensivo. Cada Militar recebe 8 UFSP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) equivalente por 08 horas trabalhadas que equivale a R$ 205,00.
O responsável pelo projeto comentou que depois da implantação da atividade os números de ocorrências criminais foram reduzidos em até 80%, principalmente os pequenos furtos, roubos e consumo de drogas.
Pela a experiência que possui, o Subtenente Alexandre disse que Tanabi, que hoje conta com aproximadamente 25 mil habitantes, a utilização de dois policiais trabalhando no projeto cerca de 8 horas por dia, já ajudaria muito para auxiliar e dar um maior apoio ao policiamento ostensivo, e hoje custaria para o município um valor de aproximadamente R$ 12.342,00 por mês.
Aproveitando a visita em Votuporanga, a comissão enviada pela Câmara Municipal de Tanabi conheceu o sistema de monitoramento por câmeras de seguranças existentes nos pontos críticos e de riscos da cidade, que é de total responsabilidade e controle da prefeitura municipal. “Esse sistema é de suma importância para completar a segurança, segundo nos informou o servidor público Ricardo que é responsável pelo monitoramento”, comentou o vereador Rodrigo Bechara.
A comissão frisou que vai cobrar do prefeito e do secretário municipal de segurança a instalação de câmeras de segurança para atender os vários pedidos da população, além do projeto que está sendo montado pela Comissão Executiva da Campanha da Fraternidade da Paróquia São João Batista e São Cristóvão da Nova Tanabi que tem o tema “Superação da Violência”.
“Olha, o Poder Executivo tem condições de implantar todas estas medidas, temos uma arrecadação de multas de aproximadamente R$ 60 mil reais ano, e o mais importante, que não é divulgado a população, é a arrecadação do IPVA que chega aproximadamente R$ 2.600.000,00 (dois milhões e seiscentos mil reais) por ano em Tanabi. Sendo assim se o Prefeito fizer um investimento de apenas 15% da arrecadação do IPVA dá para atender todas estas medidas de segurança pública, além de R$ 160.000,00 de Emendas Impositivas que foi aprovada pela Câmara Municipal para a compra de câmeras de segurança”, finalizou o vereador Tenente Osmar Canela.}
“Esclarecendo a Constituição Federal, em seu art. 144, estabelece que a segurança pública seja dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, portanto entre estes todos estamos nós, sendo dever dos poderes constituídos em uma cidade”, concluiu Bechara.