Reunião do CONSEG acontece na Câmara Municipal de Tanabi

O presidente do Conselho de Segurança (CONSEG) de Tanabi, vereador Tenente Osmar Canela (PP), solicitou do presidente Marcos Paulo Mazza (DEM), o prédio da Câmara Municipal para a realização da reunião ordinária 2018 do conselho.
A plenária aconteceu na quarta-feira, 30, ás 15h00 e contou com a presença de autoridades políticas, religiosas, educacionais, além daquelas que pertencem à área da segurança pública do município.
A pauta definida tratou de diversos assuntos referentes à segurança, principalmente no tocante segurança nas escolas. Para as autoridades a preocupação aumenta com o consumo de drogas, pequenos delitos e atos infracionais.
Durante a cerimônia, o presidente Osmar deixou a palavra franqueada aos presentes que explanaram suas opiniões. Tudo é anotado em ata e enviado ao CONSEG de São Paulo que, posteriormente, formaliza os pedidos a quem de direito.
Os Conselhos Comunitários de Segurança do Estado de São Paulo  foram criados através do Decreto Estadual n.º 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentado pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, sendo a função de Coordenador Estadual dos CONSEGS, criada pelo Decreto Estadual n.º 25.366, de 11 de junho de 1986, pelo então governador Franco Montoro.
Os CONSEGS são formados por grupos voluntários da comunidade ou de um seguimento de pessoas com interesses comuns do mesmo bairro ou município, que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, além de desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Sua função é agregar a comunidade em reunião mensal para levarem suas reivindicações, junto aos representantes da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ou seja; o Delegado Titular de cada Delegacia da área correspondente, e também o Capitão da Companhia da referida área; onde podem ser convidados também, representantes da Guarda Civil, Prefeitura, Trânsito, Iluminação Pública, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, dentre outras.
Os CONSEGS, em sua fundação, foram implantados em 522 municípios (municípios populosos admitem mais de um conselho). São 84 CONSEGS na capital, 55 na região metropolitana e 337 no interior e litoral, totalizando 476 conselhos. Novos CONSEGS têm sido homologados pela Secretaria de Segurança Pública. O número de CONSEGS por município é homologado em municípios que ainda não tem, e nos mais populosos, podem ser homologados pelo número de DPs, ou seja; um para cada DP.