Professora Lurdinha Ovídio Frederico receberá título de Cidadã Emérita Tanabiense

Os vereadores da Câmara Municipal de Tanabi concederão o Título de Cidadã Emérita Tanabiense à professora Lourdes Ovídio Frederico.
A homenagem, solicitada através do Decreto Legislativo 10/2018 de autoria do vereador Devinha Zanetoni (MDB) e aprovado por todos, será realizada em Sessão Solene que acontecerá na próxima quinta-feira, 01 de novembro a partir das 20h00 no prédio da Casa de Leis.
“Ficamos infinitamente felizes em homenagear uma pessoa com uma história tão bonita e importante para nossa cidade”, esclareceu Devinha.
Lourdes se formou como professora de educação física no ano de 1973 e, após sua formação, lecionou em diversas escolas de Tanabi e região. Também ficou bastante conhecida quando foi secretária de esportes na administração municipal de 2001/2004, destacando um trabalho voltado a melhor idade com avanço nos Jogos Regionais dos Idosos e tanto outros projetos e eventos que são realizados até hoje.
“Lurdinha, como é carinhosamente conhecida, tem uma trajetória muito bonita. Trabalhou em diversas escolas da rede pública e privada sempre buscando avanço na educação de nosso país”, completou Devinha.
Devido à prestação de serviços e a participação constante de Lurdinha nas atividades de Tanabi, os vereadores aprovaram o projeto.
Sobre Lurdinha.
Lourdes Ovídio Frederico nasceu em 01 de maio de 1952, em Tanabi. Filha do Sr. Pedro Ovídio, ex prefeito de Tanabi e da Sr.ª Rosa Bossi Ovídio, a sétima de uma irmandade de dez filhos: Rafael, Antonio, Aparecida, Dionísia, Dolores, Pedro, Rosalina, Carlos Alberto e Luís Eduardo.
A homenageada se casou com Mário Anselmo Frederico em 12 de março de 1977 e da união nasceram seus dois filhos: Mario Augusto Frederico e Mari Anne Frederico que hoje são casados. A partir da união de seus filhos com seus genros Cristiane Barbosa Ribeiro e Mario José de Oliveira Júnior, Lourdes tem três netos: Mateus Ribeiro Frederico, Miguel Ribeiro Frederico e Haymi Frederico Oliveira.
A Sr.ª Lourdes Ovídio Frederico cursou o primário no Grupo Escolar Ganot Chateaubriand e o Ginasial no Colégio Padre Fidélis. Em 1970 formou-se como professora primária com a conclusão do Curso Normal no Colégio Estadual e Escola Normal Padre Fidélis. Fez curso universitário na Escola de Educação Física de São Carlos no ano de 1973.
Entre os anos de 1974 a 1976 lecionou como professora de Educação Física em várias escolas da região, destacando-se nos bairros Rincão e Engenheiro Balduíno. Além de Palestina e do Ganot Chateaubriand. Em 1975 foi contratada pela Coordenadoria de Espertes da Prefeitura de São José do Rio Preto como técnica da equipe feminina de basquetebol. Em 1977 foi aprovada em concurso e se efetivou como professora de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e, neste mesmo ano, assumiu o cargo de professora efetiva na Escola Estadual Dr. Euphly Jalles, na cidade de Jales, na qual permaneceu até o ano de 1987. Entre os anos de 1977 a 1986 lecionou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Instituição Soler de Ensino, na cidade de Jales. Em 1986 passou a lecionar a Escola Monsenhor Gonçalves em São José do Rio Preto.
Entre 1987 a 1996 lecionou na Fundação Educacional de Tanabi e em 1989 removeu-se para a Escola Ganot Chateaubriand na qual permaneceu e exerceu o cargo de direção. No ano de 1995 passou lecionar na Escola Padre Fidélis e permaneceu na instituição até se aposentar no estado de São Paulo em 2001. De 2001 a 2004 foi Secretária Municipal de Esportes, Lazer e Turismo da prefeitura Municipal de Tanabi.
No ano de 1999 foi aprovada em Concurso Público Municipal para o cargo de Coordenadora de Esportes no município de Tanabi, vindo a tomar posse somente no ano de 2010, após um longo processo judicial. Lourdes permaneceu no cargo de Coordenadora até o ano de 2016, quando se aposentou pelo INSS.
A homenageada atualmente continua área esportiva como atleta JORI representando nossa cidade.
A Sr.ª Lourdes Ovídio Frederico recebeu o Prêmio de Reconhecimento Profissional, conferido pelo Rotary Club de Tanabi. Lourdes tem uma grande atuação religiosa em várias Pastorais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Tanabi, sendo destaque na Pastoral do Dizimo, Encontro de Casais com Cristo, Irmandade Nossa Senhora das Dores, Pastoral Social e Irmandade do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Além disso, participou de inúmeros eventos beneficentes como a quermesse do Lar das Crianças, APAE, Lar dos Velhos e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.